terça-feira, 11 de setembro de 2012

NANOTECNOLOGIA

NANOTECNOLOGIA
Nanotecnologia é a possibilidade de manipular átomos e moléculas, ou seja, colocar cada átomo e cada molécula no lugar desejado, é a possibilidade de manipular a matéria conscientemente ao nível nano, ou seja, de zero a cem nanômetros. Um bilionésimo de metro é muito pequeno, imagine uma praia começando em Salvador, na Bahia, e indo até Natal, no Rio Grande do Norte. Pegue um grão de areia nesta praia. Pois bem, a dimensão desse grão de areia está para o comprimento destas praias, como o nanômetro está para o metro.
"Nanotecnologia, dito de forma simples, é uma ciência relacionada à manipulação da matéria ao nível molecular, visando a criação de novos materiais, substâncias e produtos, com uma precisão de átomo a átomo. A Nanotecnologia está emergindo como a próxima revolução tecnológica, com eventuais efeitos sobre todos os aspectos da vida. De ambientalistas a estrategistas militares, há o consenso de que o crescimento da capacidade da construção molecular - manufatura molecular, fabricação molecular - mudará profundamente o mundo atual em que vivemos".
(Waite Group Press, tradução livre de Oswaldo Luiz Alves).
Se esta tecnologia for efetivamente disciplinada, irá provocar uma revolução de amplitude inimaginável nos dias de hoje, tanto no domínio técnico quanto no econômico e social.

O objetivo da nanotecnologia molecular, e das pesquisas atualmente em andamento, é chegar ao controle preciso e individual dos átomos.
Toda a matéria, as casas, o papel, os líquidos, o ar e nós mesmos somos constituídos de átomos.
Em realidade, tudo o que podemos ver, tocar ou sentir é constituído de um número muito pequeno de átomos diferentes (algumas dezenas). O ar é principalmente composto de átomos de oxigênio, de nitrogênio e de carbono. A água é composta de átomos de oxigênio e hidrogênio. Os seres vivos são essencialmente compostos de átomos de carbono, hidrogênio e de oxigênio.
O que faz com que uma árvore seja diferente de um homem, ou um computador de uma porção de areia é, logicamente, a organização desses poucos diferentes tipos de átomos. A diferença do arranjo entre os átomos é, por exemplo, a única diferença entre um diamante e um pedaço de carvão, ambos constituídos unicamente de átomos de carbono.

A nanotecnologia envolve um mercado que deve atingir o patamar de 1 trilhão de dólares em 2015. Ou seja, prepare-se para usar calças que não molham, meias que não cheiram e, quem sabe, ter pequenos robôs circulando pelas suas veias. Hoje, tenistas do hemisfério Norte já contam com bolas que duram mais graças aos nanomateriais em sua composição. Há também ceras que, de tão microscopicamente desenvolvidas, preenchem com mais competência os arranhões nos nossos carros.

Porém, existem os riscos. Há o perigo de que nanorrobôs auto-replicantes comecem a se reproduzir de maneira desenfreada e escapem ao controle. E é realmente necessário que os cientistas desenvolvam formas de controle rígido e que isso ocorra logo, pois, os produtos da nanotecnologia já estão entre nós.

APLICAÇÕES DA NANOTECNOLOGIA



- Fabricação
A nanotecnologia permite uma melhora, sem precedentes, na qualidade de fabricação. Sendo os átomos colocados de modo preciso, desaparecem quase que completamente os problemas ligados às impurezas e aos defeitos nos materiais. Assim, é possível fabricar materiais mais compactos, utilizando-se muito menos matéria.
O exemplo clássico é o de um aparelho que poderá parecer-se com um forno de microondas. Um painel de comando permitiria a escolha do objeto desejado: um par de sapatos, um computador, uma pizza, etc. Os montadores começam por multiplicar-se dentro do aparelho, tomando a forma do objeto desejado. Uma vez a estrutura criada, eles fazem a montagem, átomo por átomo, do objeto desejado. O par de sapatos estará pronto em dois minutos!
- Alimentação
Do mesmo modo que será possível fabricar um relógio ou um par de sapatos, será possível recriar os alimentos diretamente a partir do ar e de alguns resíduos. É o que faz a cadeia alimentar. É possível, certamente, chegar-se a um filé com batatas e salada, sem passar pelo cultivo da alface, das batatas, do crescimento do animal... uma vez que somente o prato final chega à nossa mesa.
- Medicina, expectativa de vida

Outras aplicações relativas à saúde.
Tem-se em vista construir minúsculos nanorobôs, capazes de se deslocar no interior do corpo humano, e mesmo nas células deste, à procura de agentes infecciosos, de células cancerosas, por exemplo, para marcá-las para destruição pelo sistema imunológico, ou mesmo para destruí-las diretamente.
Considera-se mesmo que esses robôs reparem diretamente o DNA danificado de células.
- Informática
Será possível fabricar minúsculos computadores, por exemplo, para controlar os nanorobôs que passeiam pelo corpo humano. Os projetos deixam antever computadores mais potentes que os supercomputadores atuais, porém com as dimensões de um cubo de dez microns de lado.
- Ecologia

A nanotecnologia permitirá não somente a reciclagem completa dos resíduos (lixo), quando da fabricação, mas ainda a limpeza do lixo até hoje acumulado. Assim, seria possível 'limpar" o planeta. Diminuir, se fosse preciso, a quantidade de CO2 na atmosfera, etc.
- Espaço

A NASA está bastante ativa no domínio da nanotecnologia. Vê nela o meio mais certo e econômico de explorar e colonizar o espaço.
Uma outra aplicação objetivada é o "elevador para o espaço". Trata-se de fabricar um cabo, partindo do equador e girando com a terra em órbita geoestacionária. Uma vez instalado o cabo, a energia dispensada para eliminar a atração terrestre será mínima, em relação aos meios hoje utilizados.
- Armamento
A possibilidade de se fazer uso da nanotecnologia para fins militares, criminosos ou terroristas é um de seus principais perigos.
Independentemente do melhoramento na fabricação de armas convencionais, será possível fabricar, por exemplo, milhões de minúsculos robôs voadores, dificilmente detectáveis, permitindo invadir a vida privada de todos e fora do controle das nações.
Será igualmente possível fabricar nanovírus, determinados a matar muito mais eficazmente que os vírus naturais. Seu alvo poderia ser uma pessoa determinada, um grupo populacional (definido por sua posição geográfica, algumas características genéticas, etc.).
Elaborado por: Ellen Gomes Madureira Ferreira
Referências:



Nenhum comentário:

Postar um comentário