quarta-feira, 19 de setembro de 2012

NANOTECNOLOGIA NA AGRICULTURA

Uma das maiores preocupações atuais reside na preservação do meio ambiente. Buscam-se métodos de desenvolvimento sem agressão à natureza e conservação dos recursos naturais. Grande parte da população mundial sofre por falta de alimentos e de água potável. Para que isso ocorra é necessário investimentos em defensivos, tipos de irrigação, mecanização, fertilizantes, dentre outros. A solução está na agricultura sustentável e na recuperação das reservas de água. A nanotecnologia, ciência relacionada à manipulação da matéria ao nível molecular, visando a criação de novos materiais, substâncias e produtos, com uma precisão de átomo a átomo, é um avanço científico para também contribuir nesse setor.
As áreas possíveis de aplicações da nanotecnologia na agricultura são:
1) nanofertilizantes para a liberação lenta e uso eficiente da água pelas plantas e fertilizantes;
2) nanocidas ou pesticidas encapsulados em nanopartículas para liberação controlada, ou nanoemulsão, para sua maior eficiência;
3) nanopartículas para a conservação do solo; 
4) fornecimento de nutrientes e medicamentos para pecuária e pesca;
5) nanoescovas e membranas para purificação de água e o solo,
6) limpeza de viveiros e  nanosensores para a qualidade do solo e de vigilância sanitária vegetal, e para a agricultura de precisão, agricultura controlada pelo ambiente.
Além dessas aplicações pode-se também citar o encapsulamento de alimentos com embalagens contendo nanoaditivos permitindo que o nível de aditivos varie com o tempo de acordo com a necessidade de conservação do alimento, o que se traduz em uma menor concentração de aditivos e conservantes ingeridos pelo consumidor.
As pesquisas que são necessárias para se ter controle sobre os nanomateriais ainda estão começando. Ainda não se pode avaliar os riscos de seu uso com segurança. Ao inserir esses materiais na agricultura e na alimentação não se sabe o que isso pode causar ao organismo humano e ao meio ambiente.
O que irá acontecer com essas partículas tão pequenas quando as embalagens forem descartadas? Ficarão no solo, na água, no lençol freático, na planta? Se ficarem, irão contaminá-los? O que pode ocorrer no solo? Será que esses nanoagrotóxicos serão levados mais rapidamente para dentro dos alimentos? Caso isso aconteça, serão tóxicos para o ser humano? E para insetos benéficos, para a fauna e flora silvestres?

A ausência da evidência não significa evidência da ausência.
(Carl Sagan, astrônomo e biólogo)
Para fornecer mais dados para sua análise sobre o uso da nanotecnologia na agricultura e na alimentação, assista ao vídeo abaixo:

Pesquise, analise, critique, se posicione!


Elaborado por: Ellen Gomes Madureira Ferreira
Referências:

Um comentário:

  1. Sugarboo Extra Long Digital Titanium Styler - Titanium
    This page contains titanium network surf freely content related to sugarboo extra long digital titanium aftershokz titanium styler, titanium vs stainless steel apple watch which ford escape titanium 2021 is a brand new lightweight plastic ford fusion titanium razor that is made of stainless steel.

    ResponderExcluir